segunda-feira, 10 de maio de 2010

CÉLULAS TRONCO E BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - IMPORTÂNCIA

Pesquisas com células tronco, assim como a biologia do desenvolvimento, são importantes tanto para suprir desejos dos seres humanos, como também para a evolução dos mesmos.
A Biologia do Desenvolvimento estuda os controles genéticos do crescimento celular, a diferenciação celular e a morfogênese.
As células tronco são obtidas através da clonagem terapêutica, corpo humano, embriões descartados e congelados em clínicas.
Temos milhares de casos no mundo de mulheres que tiveram que retirar o útero, ou ovários. Até mesmo homens estéreis. Para essa grande parte da população mundial surgiu uma nova técnica, descoberta por certos pesquisadores, a qual permite que possam ter filhos, gerar vida, realizar seus sonhos. Esse fato com certeza criou esperança, auto estima e deu um fim nos possíveis preconceitos contra os até então "inférteis".
Além de resolver a questão embrionária, as células tronco se tornam a cada dia mais importantes, pois são utilizadas em tratamentos de doenças como, por exemplo, a diabetes, leucemia, calvície, entre outras.
As nossas células tronco também são beneficentes à outras pessoas, pelo fato de que podemos doar e receber as mesmas.
Esses dois fatores discutidos têm um grande significado para a história e tecnologia da medicina, podendo salvar e alegrar muitas vidas e também, a partir desta e de outras técnicas, quem sabe, descobrir novas facilidades e soluções para deter alguns obstáculos que a vida nos sujeita.


Comentários: Nicholas, Roberta, Julia J.

4 comentários:

  1. Acheio muito interessante quando você lembrou que as nossas células também podem ser doadas mas que na realidade nao acontece com frequência,acredito que pela mau informação da parte da saúde.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom teu texto! Achei muito importante quando tu disse que a biologia do desenvolvimento pode acabar com o preconceito contra os inférteis. É incrível como uma célula pode causar tantas mudanças na vida das pessoas. A célula-tronco salva vidas, cura doenças e traz esperanças. Então que a ciência evolua cada vez mais, para que muito mais coisas sejam descobertas.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante o teu texto, porém devemos salientar que as células-tronco extraídas embrionárias podem ser classificadas como totipotentes ou pluripotentes. As totipotentes podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias, enquanto as pluripotentes podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta e anexos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem lembrado que também é possível que pessoas ditas "inférteis" possam ter a oportunidade de ser pais e mães através de uma ajudinha da medicina e quebrar esse preconceito que algumas pessoas tem.

    ResponderExcluir