segunda-feira, 17 de maio de 2010

SOCIOLOGIA 1

Acredito que há dois tipos de pessoas: aquelas que escolhem o produto de tal marca porque, além de ser a marca da moda, realmente gostam do estilo, e aquelas que somente querem ser bem vistas pela sociedade. Mas, por fim, as duas possuem escolhas que despersonalizam as mesmas, priorizando a marca, afinal, quantos produtos de marcas pouco conhecidas vemos por aí que têm a mesma qualidade e ainda de menor valor do que as mais visadas pela sociedade consumista?

Sendo assim, escolher produtos pela marca é sim um ato onde se deixa de ser autêntico, até por que acredito que todos concordem que pagar menos por algo de mesma qualidade seja mais vantajoso do que pagar um preço dez vezes maior por uma única diferença, o nome.

Temos também pessoas que preferem alguns produtos de marca apenas por serem, dentro do seu conhecimento, de mais qualidade, durabilidade e ainda de seu gosto.Essas eu veto da minha crítica.

Penso que pessoas que pertencem a uma classe social mais elevada, e outras que pertencem a uma classe mais baixa gastam equivalente ao seu dinheiro, ou seja, pode-se ter um milhão de reais que irá gastar 350 mil, assim como pode-se ter mil reais que gastará 350,00.

Então, quem tem menos dinheiro vai achar que uma blusa de dez reais não fará tanta falta no seu bolso e assim, quem tem mais pensará que uma blusa de cem reais também não lhe fará tanta falta.

O grande problema é que os produtos que têm como público alvo classes mais altas, têm apoio maior da mídia por questão de dinheiro. Gerando um certo preconceito contra produtos mais baratos e pouco publicados. E claro, fazendo com que a sociedade seja cada vez mais consumista, o que causa também problemas sociais entre diferentes classes, onde os que têm menos são Menos, e os que têm mais são Mais.


Comentários: Bruna Morais, Nicholas, Bruno Feza.

6 comentários:

  1. Achei muito importante o aspecto abordado no texto acima, pois relata sobre o comportamento de grupos que se deixam induzir pelo consumo desmedido e futil de marcas, o que é uma coisa bastante negativa. Comenta ainda a colega a questão que alguns consumidores tentam se identifcar com uma marca para serem aceitos em determinados grupos, o que caracteriza falta de personalidade.

    ResponderExcluir
  2. "Temos também pessoas que preferem alguns produtos de marca apenas por serem, dentro do seu conhecimento, de mais qualidade, durabilidade e ainda de seu gosto.Essas eu veto da minha crítica." Bom lembrar que não se usa uma marca só para ser melhor visto, as vezes os produtos da mesma são realmente melhores. Como diz o ditado: "o barato sai caro", então é melhor comprar algo de uma marca confiavél do que se aventurar em uma outra apenas por ser mais barato.

    ResponderExcluir
  3. Achei importante tu ter destacado no teu texto que nem todas as pessoas adquirem produtos de marca pelo pesmo motivo. Apesar da maioria das pessoas comprar produtos de marca por seu valor perante os outros, ou seja, a “boa imagem” que ele proporciona a quem o usa, há quem o compre por sua qualidade, preferindo pagar mais caro á arriscar comprar um produto ruim.

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo Monique, também acho que muitas pessoas procuram sempre o que é mais caro, porém alguns também tem um estilo um pouco mais autentico, sem fazer questão de usar marcas conhecidas, mas com qualidade e até mesmo mais baratas.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo, acho que existem vários tipos de pessoas e vários motivos para tal marca ser comprada. Ou pela qualidade, ou pela sociedade, ou pelo conforto e etc. Desde o Estado de Bem Estar social surgiu o tal capitalismo, onde o consumo aumenta cada vez mais.

    ResponderExcluir